quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Flash Mob reúne centenas na praça para abertura do “Dourados Rosa”

Assessoria

Flash Mob chamou a atenção na abertura da campanha Dourados Rosa, ontem a noite na Praça Antônio João (Foto: A.Frota)

Centenas de pessoas acompanharam a abertura da campanha “Dourados Rosa” na noite de ontem (1), na Praça Antônio João. A abertura do evento, realizado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e Prefeitura de Dourados, foi marcada por um Flash Mob – manifestação de dança que se popularizou pelo mundo.

Pelo menos cem participantes do Flash Mob estavam uniformizados com a camiseta rosa da campanha, pessoas de várias idades que dançaram uma coreografia ao som da música Mama Mia, do grupo Abba. A manifestação foi uma forma de chamar a atenção para a mensagem da campanha, que é de conscientização para que as mulheres façam os exames periódicos para diagnóstico precoce da doença.

Entre os participantes, algumas pessoas que já passaram pelo desafio de enfrentar o câncer de mama. É o caso da servidora pública Dilma Canedo da Silva, 50, que descobriu a doença no início e após cinco anos de tratamento teve alta em janeiro deste ano porque está curada. “Me sinto participando de um ato que realmente alerta as mulheres a se conscientizarem de que a prevenção é a melhor saída”.

Já a empresária Isis Neri Sato, 42, que também dançou o Flash Mob, descobriu o câncer este ano. Ela teve que retirar a mama, mas, na mesma cirurgia fez a reconstrução. A mãe dela não teve a mesma sorte e ficou sem os seios. “As pacientes de câncer sofrem muito com a doença, e para uma mulher ficar sem os seios é muito difícil. Acho que toda ação que incentive a fazer o exame e detectar precocemente é válida”, disse ela, que descobriu os nódulos num exame de rotina.

O Flash Mob finalizou a cerimônia, que teve a participação de autoridades. A primeira-dama Cecília Zauith recebeu uma orquídea e uma placa destinada ao prefeito Murilo, entregue pela Rede Feminina de Combate ao Câncer em referência à parceria para a realização do Dourados Rosa. Em discurso, a presidente da Rede, Cleusa dos Reis Holsback, destacou o apoio da administração municipal e a importância das ações que serão desenvolvidas ao longo do mês.

“A prefeitura tem toda uma estrutura de atendimento às mulheres e também de divulgação da importância do diagnóstico precoce, que pode ampliar o alcance dessa campanha de combate ao câncer de mama. Imagine quantas mulheres em Dourados têm câncer e ainda não sabem? Nessa parceria com a Rede Feminina vamos conseguir incentivar essas mulheres a fazer os exames periódicos”, afirmou a primeira-dama, que representou o prefeito na cerimônia.

Ainda estiveram presentes os vereadores pastor Sérgio Nogueira e Alan Guedes, secretários municipais, o superintendente do Hospital Evangélico – que administra o Hospital do Câncer –, Maurício Peralta; a presidente da ADL (Academia Douradense de Letras) Odila Lange; representantes do Conselho Municipal de Direitos da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

PROGRAMAÇÃO

As atividades do Dourados Rosa são alusivas ao Outubro Rosa, mês em que o combate ao câncer é lembrado no mundo todo com ações de conscientização. Em Dourados a programação segue intensa em diversos locais durante todo o mês, em postos de saúde, escolas e empresas. A cidade ainda tem locais iluminados com a cor rosa, em relação à campanha.

Hoje (2) será realizada às 18h30 uma palestra ministrada pela Rede Feminina às funcionárias do Espaço Farmácia sobre a entidade e a detecção precoce do câncer de mama. Às 19h a palestra será numa parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação, às alunas do EJA (Educação de Jovens e Adultos), diretoras e professoras das escolas Etalívio Penzo e Escola Armando Campos Belo. Já a Secretaria de Assistência Social fará a conscientização no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Jóquei Clube às 8h.

Chega ainda a Dourados no dia 18 de outubro o caminhão do Hospital do Câncer de Barretos que ficará uma semana no município. A unidade móvel de prevenção é toda equipada para a realização de exames, como mamografia e preventivo, e conta com seis profissionais. A estrutura tem capacidade para realizar 150 exames ao dia. A primeira localidade a receber o serviço itinerante será o distrito de Itahum.

Para a realização das atividades do Dourados Rosa, a prefeitura e Rede Feminina contam com uma série de parceiros, entre eles a Unigran, Anhanguera, Liga de Oncologia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Iegran, Sesi e Sesc.

Fonte: Dourados News

Nenhum comentário:

Postar um comentário